Páginas

sábado, 20 de setembro de 2014


  • Estrela do mar


As estrelas-do-mar são animais marinhos e carnívoros, pertencem à classe dos equinodermos, que se caracterizam pelo esqueleto calcário sobre a pele. Apesar da sua aparência inofensiva, são conhecidas como sendo animais vorazes e predadores.

Consoante a espécie de que se trata, o seu corpo apresenta características diferentes, ou seja, tanto pode ser liso, granulado ou apresentar alguns espinhos bem salientes e por vezes venenosos, que servem como proteção (principalmente no caso dos ouriços-do-mar) contra os seus predadores. Em algumas espécies é possível verificar ainda a existência de pequenas pinças (pedicelárias) que têm como função a defesa e a limpeza da superfície corporal.
O corpo da estrela-do-mar é formado por um disco central e a grande maioria das espécies têm cinco braços, no entanto há algumas que chegam a ter 40, o que significa que o número de braços varia de família para família. Estes animais têm grande poder de regeneração, ou seja, se um braço for ferido ou amputado, nasce um novo no seu lugar. No entanto, esta característica regenerativa pode demorar um ano até estar concluída.
Fonte Imagem: Google Imagens



  • Cavalo Marinho



INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
Os cavalos-marinhos vivem nas águas de mares localizados em regiões de climas temperado e tropical
O cavalo-marinho é uma espécie de peixe que possui a capacidade de mudar de cor
Para movimentar-se pela água usam a vibração das barbatanas dorsais
A época de reprodução da fêmea ocorre na estação da primavera. Ela bota diversos ovos que são fertilizados pelo macho que os guarda numa bolsa (base da cauda) até o momento do nascimento
A alimentação basea-se em: pequenos vermes, moluscos, crustáceos e algumas espécies de planctons
O alimento é sugado pelo cavalo-marinho através de seu fucinho tubular
Possuem dois olhos e a capacidade de mexer um independente do outro
Nadam na posição vertical
O corpo é coberto com placas em anel e possuem espinhos na nadadeira dorsal
São utilizados em áquarios ornamentais de água salgada, porém necessitam de cuidados especiais para sobreviverem


Fonte Imagem: Google Imagens







Oiiiie gente,

Espero que estejam gostando das minhas postagens, continuarei postando curiosidades, animais etc.

Um beijo, Milene

  • Roupa para mergulho:




Alguns biólogos marinhos usam esse tipo de roupa para mergulhar.





Estudantes do Rio participam de aula prática sobre biologia marinha em Cabo Frio.




Fonte: Youtube

Resumo sobre Biologia Marinha:


Biologia Marinha é o estudo dos organismos que vivem em ecossistemas de água salgada e das relações entre eles e com o ambiente. O estudo da biologia marinha reserva obviamente uma boa parte da sua atenção para os efeitos físicos das continuas imersões no mar e nos oceanos em geral. 



CSM: um dos maiores complexos de pesquisa marinha da Europa

A Universidade Pierre e Marie Curie dispõe de uma rede de estações marinhas que acolhe estudantes e pesquisadores de todo o mundo

A Universidade Pierre e Marie Curie - UPMC dispõe de um complexo de ciências marinhas único no mundo. As três estações/observatórios -- de Banyuls-sur-Mer, Roscoff e Villefranche-sur-Mer --, agrupadas pelo Centro de Ciências do Mar - CSM têm papel primordial no contexto de emergência da biologia marinha e da oceanografia na Europa.
O CSM é uma estrutura federativa de pesquisa e formação interdisciplinar, que promove e coordena atividades de pesquisa e educacionais no domínio das ciências do mar. Além das estações, agrega dois laboratórios do campus Jussieu, da UPMC de Paris: o laboratório de biologia de organismos e ecossistemas aquático (BOREA) e o laboratório LOCEAN.
O centro tem promove atividades em três áreas: desenvolvimento de pesquisas e ensino superior em biologia marinha e oceanografia, fomento de redes europeias e internacionais relacionadas com pesquisa em biologia marinha e gestão a longo prazo de programas de monitoramento ambiental e de preservação do acesso a recursos ecológicos e biológicos.
O centro colabora com dois programas de estudo internacionais: o programa de mestrado Erasmus Mundus em Biodiversidade Marinha e Conservação, organizado por seis universidades europeias, e o Mestrado Internacional em Biologia de Organismos Marinhos, da UPMC em parceria com a Universidade Pontificia Catolica do Chile e a Universidade de Barcelona.

As estações marinhas estão localizadas em diferentes costas e variam quanto ao enfoque das pesquisas. Estudantes de programas de ciências marinhas da UPMC são fortemente encorajados a passar parte de seu ano acadêmico trabalhando ou estudando em pelo menos uma das três estações marinhas:

Observatório Oceanológico de Banyuls

Estação Biológica de Roscoff

Observatório Oceanológico de Villefranche-sur-Mer

Caso queira saber mais acesse: http://www.comunidadefb.com.br/web/index_not_fr.php?p=8096


quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Símbolo da Biologia


O Significado do Símbolo:

O círculo. Na simbologia das formas, representa a união e perfeição, daquilo que começa e acaba em si mesmo. Assim, ele condiz com a proposta do próprio Conselho, somando e interligando valores, laços e vínculos entre os profissionais representados por essa instituição. Também representa o movimento, a atividade, reproduzindo a busca por melhores dinâmicas entre as relações dos biólogos. O azul, usado de forma mais clara no círculo, é uma cor profunda e calma, que a princípio, representa a água, mas que também passa a idéia de maturidade. O azul também é a cor da biologia. A estrutura do DNA traz à tona um elemento sempre presente no cotidiano do profissional da área de biologia. A base de sua estrutura forma um espermatozóide, que fecundando o óvulo (círculo azul) dá origem a uma nova vida, com toda sua complexidade – a essência da profissão do biólogo.

Fonte: http://biologiacomoideologia.blogspot.com.br/2011/05/simbolo-da-biologia.html

Vídeo sobre a profissão de biólogo marinho, assistam até o final!!





Fonte:  https://www.youtube.com/watch?v=4nzirOXTsM0

  1. Principais faculdades de biologia marinha em Santos (SP):


  • - Unesp - Campus Experimental do Litoral Paulista (São Vicente-SP)
  • - Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ilha do Fundão - Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ)
  • - Faculdades Integradas Maria Thereza - FAMATH (Niterói-RJ)
  • - UNISANTA - Universidade Santa Cecília  (Santos-SP)
  • - Universidade Federal Fluminense (Niterói-RJ)
  • - Univille - Universidade da Região de Joinville (Joinville-SC)
  • - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Imbé-RS)


AGORA IREI FALAR OS NOMES DOS ANIMAIS MARINHOS EM EXTINÇÃO

Tartaruga Marinha
Baleia Jubarte
Leão Marinho
Ariranha
Fonte: http://animaisemextincao.com/animais-marinhos-em-extincao.html
CONHEÇA ALGUNS DOS 10 MAIORES ANIMAIS MARINHOS DO MUNDO

Baleia Azul, pode pesar até 180 toneladas, sendo o maior e mais ruidoso animal do planeta.

Água-Viva Juba-de-Leão, Com 30 metros de comprimento, vivendo no Atlântico Norte, a água-viva (espécie gigante de medusa) chamada de “Juba-de-Leão” pode atingir cerca de 2 metros de diâmetro, com tentáculos de mais de 30 metros.

Tubarão-Baleia, Vindo da Antártida e com 18 metros de comprimento, além de ser a maior espécie de tubarão e de peixe do mundo.

Lula Colossal, A Lula Colossal, medindo 13 metros de comprimento e originária da Antártida, é a maior espécie de lula existente e o maior invertebrado do mundo. 

Baleia Orca (Assassina), A Baleia Orca, também conhecida como “Baleia Assassina”, mede 8 metros e pode viver em todos os oceanos do mundo, pesando até 9 toneladas. 

Caso queira ver o resto acesse: http://www.petmag.com.br/14912/conheca-10-maiores-animais-marinhos-mundo/


Peixe-Panga



Peixe-panga é o termo normalmente utilizado para designar espécies de peixe pertencentes ao gênero Pangasius, da família Pangasiidae, da ordem dos Siluriformes. É conhecido popularmente como peixe-gato (catfish). Trata-se de um peixe similar ao bagre cultivado há mais de 1000 anos no rio Mekong, um dos maiores rios do sudeste asiático e um dos mais importantes para a economia local. O nome Mekong vem do idioma tailandês e significa, em tradução livre, "Mãe água". A bacia do Mekong é uma das mais ricas do mundo em biodiversidade, sendo que mais de 1200 espécies de peixe já foram descobertas na região e são uma fonte vital para a dieta da população local.
No Mekong superior, ao longo da porção nordeste, na fronteira com o Laos, o rio é relativamente limpo e possui uma fluidez considerável. A água tende a ser neutra com um pH variando de 6,9 a 8,2. Na parte baixa do Mekong, a água é turva, especialmente durante a época de chuvas. Devido à erosão dos barrancos ao longo da margem, a água passa a ter uma coloração amarelada, cor de terra. A temperatura do rio varia de 21,1 a 27,8 °C e o pH entre 6,2 e 6,5.
Fonte Imagem: Google Imgens

Tubarão Branco


Carcharodon carcharias Lineu1758, conhecido pelo nome comum de tubarão-branco, é uma espécie de tubarão lamniforme, sendo o peixe predador de maiores dimensões existente na atualidade. Um tubarão-branco pode atingir 7,51 metros de comprimento e pesar até 2,5 toneladas. Esta espécie vive nas águas costeiras de todos os oceanos, desde que haja populações adequadas das suas presas, em particular pinípedes. Esta espécie é a única que sobrevive, na atualidade, do gênero Carcharodon.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tubar%C3%A3o-branco
Fonte Imagem: Google Imagens
Tartaruga Marinha


Tartaruga-marinha (Cheloniidae) é a família da ordem das tartarugas que inclui as espécies de tartaruga que vivem no mar. O grupo é constituído por seis géneros e sete espécies, todas elas ameaçadas de extinção.
As tartarugas-marinhas habitam todos os oceanos, excepto o Oceano Antártico, em zonas de água tropical e subtropical. A maioria das espécies são migratórias e vagueiam pelos oceanos, orientando-se com a ajuda do campo magnético terrestre. A tartaruga-de-couro é a maior espécie, atingindo 2 m de comprimento e 1,5 m de largura, para 600 kg de peso.
Após atingir a maturidade sexual, em muitas espécies apenas por volta dos 30 anos, a fêmea regressa à praia onde nasceu para enterrar os seus ovos na areia. As tartarugas são extremamente fiéis a este local e não nidificam noutras praias. As posturas da tartaruga de Kemp, por exemplo, estão totalmente confinadas a uma única praia na costa do México. A incubação leva cerca de dois meses após o que os juvenis escavam a saída e correm para o mar. A eclosão das tartarugas é um grande acontecimento ecológico e todos os predadores das redondezas (avespeixesmamíferos e seres humanos em busca dos ovos) acorrem a estas praias para caçar os juvenis. Calcula-se que apenas 1 em 100 consiga atingir a maturidade.

Imagem: Google Imagens

Arraia Jamanta



jamanta (Manta birostris), também conhecida como manta, maroma (nos Açores), morcego-do-mar, peixe-diabo ou raia-diabo, é uma espécie de peixes cartilagíneos (Chondrichthyes) pelágicos, oceânicos da família Myliobathidae e a maior espécie actual de raias. Encontra-se nas regiões tropicais de todos os oceanos, tipicamente perto de recifes de coral.
A jamanta tem o corpo em forma de losango e uma cauda longa sem espinho e pode atingir oito metros de envergadura e mais de duas toneladas de peso. Estes peixes não têm verdadeiros dentes e alimentam-se de plâncton e pequenos peixes, sendo portanto inofensivos. Ocasionalmente, podem aproximar-se de um barco ou de mergulhadores e podem executar curtos “voos” fora da água. Têm a maior taxa de volume de cérebro em relação ao do corpo de todos os tubarões e raias.
Durante as suas migrações, as jamantas efetuam mergulhos frequentes até profundidades de quase dois quilómetros (entre os maiores alguma vez medidos para um animal marinho), onde as temperaturas da água atingem os três graus centígrados.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jamanta
Imagem: Google Imagens